Home » Sem categoria » Faculdade de Letras abre inscrições para o Programa “Cuidando de você: saúde em movimento”

Autocuidado é uma palavra que está em alta e diz respeito a diversas ações que cada indivíduo pode tomar para cuidar de si no sentido de promover uma melhor qualidade de vida.

Pensando no assunto, a Faculdade de Letras vai proporcionar à comunidade acadêmica, por meio do coletivo A Voz da Pelve, o programa de promoção à saúde intitulado CUIDANDO DE VOCÊ: SAÚDE EM MOVIMENTO. A ação é apoiada, também, pela coordenação geral do Campus e pela Faculdade de Educação Física. As facilitadoras serão as professoras Cissa de Luna e Silmara Frasão.

Por meio de aulas de consciência corporal a partir do método Feldenkrais de Educação Somática, discentes, docentes e demais colaboradores do Campus Castanhal poderão desfrutar de benefícios como um ambiente de trabalho mais harmônico, o aumento da produtividade e a redução de dores.

Público-alvo e inscrições – As inscrições estão disponíveis até 17 de outubro para membros da comunidade interna da UFPA Castanhal, com prioridade para quem faz parte da Faculdade de Letras. Para se inscrever, clique aqui. Não há qualquer limitação (física, de idade etc) para a prática.

Data, horários e local – O Programa “Cuidando de você: saúde em movimento” é dividido em módulos. O primeiro será realizado no dia 18 de outubro de 2023, com duas turmas de 35 inscritos. A primeira turma será composta por discentes e iniciará às 9h30, encerrando às 11h30h.  A segunda turma, formada por docentes, técnicos e colaboradores, vai das 14h30 às 16h30. As atividades acontecerão na sala de danças da Faculdade de Educação Física da UFPA Castanhal.

Saiba mais sobre o Método Feldenkrais – Foi criado pelo cientista e pesquisador do movimento Moshe Feldenkrais. “A essência do método reside na interação entre séries de movimentos coordenados e a aprendizagem sensório-motora individual que desenvolve a pessoa através duma profunda tomada de consciência do seu próprio corpo” (Feldenkrais Brasil).

A prática habitual do método consegue melhorar a consciência corporal do indivíduo através do movimento e atenção plena. Dessa forma, são propostas lições de consciência pelo movimento, com enfoque nos temas Respiração, Autoimagem e Coluna. O objetivo das aulas é que os alunos possam alcançar uma melhora da saúde no alívio de estresse, ansiedade, postural, a diminuição do número de incidência de acidentes de trabalho, a promoção de bem-estar e relaxamento para as pessoas.

Saiba mais sobre as facilitadoras:

Cissa de Luna – Professora de canto, cantora, educadora somática Feldenkrais e idealizadora do coletivo “A voz da Pelve”. Pesquisa a integração entre corpo e voz e consciência pelo movimento no tripé arte, educação e saúde, na abordagem da Educação Somática. Ministra aulas individuais e em grupo de consciência pelo movimento e workshops. Atua como preparadora vocal em gravações e espetáculos. Ministra curso de canto popular baseado no método Feldenkrais. Licenciada em Música pela UEPA e pós-graduada em Arteterapia.

Silmara Frasão – Educadora Somática Feldenkrais formada pela Feldenkrais Guild of North America®, Professora de Dança, Instrutora de Pilates e idealizadora do coletivo “A voz da Pelve”. Pesquisa experimentação artística do Corpo em Movimento na promoção da saúde e bem-estar através da Dança e Educação Somática. Graduada em Dança pela UFPA, Intérprete Criadora em Dança pela ETDUFPA. É docente na Escola de Dança do Colégio Santa Madre, Projeto Só Arte e no Studio Silmara Frasão.

Saiba mais sobre o coletivo “A Voz da Pelve” – Trata-se de um coletivo de pesquisa e experimentação artística, saúde e educação, que desenvolve uma abordagem integral e multidisciplinar da performance corpóreo-vocal como território de criação artística e autoconhecimento. O coletivo é formado por Cissa de Luna e Silmara Frasão, artistas consolidadas na cena artística, com trajetos marcados pelo experimentalismo e trânsito entre linguagens artísticas. O coletivo promove, desde 2017, workshops, projetos para empresas e instituições, aulões de consciência pelo movimento e sessões individuais de Integração Funcional. Realizou, desde sua fundação, workshops em espaços como Namastê, Clínica Pilates, UNAMA, Shopping Boulevard e Casa Carmina, além de cursos on-line. Oferece diversas práticas ao público em geral, assim como educadores, artistas e pessoas interessadas em melhorar seu bem-estar e estilo de vida, como adquirir boa postura, aliviar dores, diminuir o estresse, ansiedade, depressão e aprender a respirar melhor.

Para mais informações sobre o programa “Cuidando de você: saúde em movimento”, entre em contato pelos números 91 99333-5671 (Silmara) / 91 99806-2754 (Cissa).

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal, com informações do Coletivo “A Voz da Pelve”

Arte: Rômulo Moitinho – Ascom UFPA/Castanhal