Home » Inclusão » Geira vai exibir documentário “A carta” no Campus de Castanhal

Geira vai exibir documentário “A carta” no Campus de Castanhal

Enviar e receber emails ou cartas são duas atividades muito comuns na sociedade contemporânea. Recebemos contas, boletos, documentos, oportunidades… Mas você já recebeu um relato de como é lidar com transtornos mentais?

É com essa temática que o documentário “A carta” imerge no mundo de profissionais e estudantes que tem o desafio diário de enfrentar a si mesmos para conviver e, simplesmente, viver.

O Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica da Universidade Federal do Pará (GEIRA/UFPA), com o apoio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest),  vai exibir o documentário no dia 10 de abril, a partir das 10h, no Auditório Nazaré Sá. Após a exibição, haverá um momento para debates.

Podem participar desse momento de aprendizagem, graduandos, técnicos e docentes da UFPA/Castanhal. A inscrição é gratuita e deve ser realizada a partir das 9h30, no local do evento.

Sinopse: O documentário “A carta” é um mergulho na subjetividade de estudantes universitários e jovens profissionais que enfrentam depressão, bipolaridade e outros transtornos mentais. O fio condutor da narrativa é uma carta escrita por um jovem universitário, que narra o seu cotidiano no enfrentamento desta problemática, cada vez mais comum em nossa sociedade. O filme também faz uma reflexão sobre o papel, o preconceito e os limites da Universidade, da família e dos amigos, na perspectiva de encarar o tema. Com encenações e depoimentos, os personagens compartilham o cotidiano acadêmico, suas experiências, sentimentos e perspectivas para o futuro. “A carta” deixa uma mensagem para quem precisa aprender a conviver com os transtornos da mente. “A carta” teve sua produção no ano de 2018 e a duração é de 22 minutos.

Serviço:

CINE DEBATE “A CARTA”