Home » Sem categoria » Campus de Castanhal conta com rede sem fio para alunos e servidores

Campus de Castanhal conta com rede sem fio para alunos e servidores

O Campus de Universitário de Castanhal dispõe do serviço de Internet rápida à comunidade acadêmica através da rede sem fio Institucional. Em funcionamento desde Agosto de 2017, 11 modernos rádios com capacidade total de 1Gbps foram instalados em pontos de maior circulação dos usuários cobrindo quase 100% do campus, beneficiando diretamente os discentes, docentes e técnico-administrativos, que têm acesso à internet de melhor qualidade, estimulando o ensino, pesquisa e extensão na instituição.

Os rádios foram instalados em pontos estratégicos para garantir acesso à internet em diversos pontos. Fernando Takao, analista de TI do Campus de Castanhal, ressalta a importância da instalação: “Os equipamentos profissionais instalados permitem um acesso rápido, estável e seguro à internet”.

Há duas redes para acesso: a “UFPA 2.0 – Institucional” e a “Eduroam”.

Para ter acesso a rede sem fio “UFPA 2.0 – Institucional” o usuário deverá cadastrar um login institucional. Feito isso, o segundo passo é configurar o dispositivo (notebook, smartphone ou tablet). As configurações são feitas apenas no primeiro acesso. Feito isso, as configurações ficarão salvas e o aparelho conectará automaticamente toda vez que identificar uma das redes disponíveis na UFPA.

Com o login criado, o usuário também passa a ter acesso à rede “Eduroam”. Trata-se de um serviço de gestão de identidades, que faz parte da Federação CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) e permite realizar a autenticação e autorização de usuários a vários serviços como por exemplo o acesso aos periódicos da Capes e o acesso a Internet em quaisquer instituições que fazem parte da federação, até mesmo no exterior, utilizando, para isso, o login institucional de origem.

Como acessar a rede eduroam? Clique aqui para obter as informações.

Para mais informações sobre a Rede Eduroam: https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/eduroam.

Como acessar os periódicos da Capes pela Federação CAFe? Clique aqui.

As redes são limitadas a pessoas vinculadas à instituição – O acesso à internet no Campus de Castanhal não é permitido a qualquer pessoa. A medida foi adotada como uma maneira de garantir segurança à rede e limitar acessos de usuários externos, que não necessariamente utilizam a rede para o estudo.

Por isso, os usuários precisam ter um vínculo institucional com a UFPA para utilizar a rede “UFPA 2.0 – Institucional” ou com outras instituições credenciadas na rede “Eduroam”. Alunos e servidores devem solicitar o acesso por meio do site https://sagitta.ufpa.br/sagitta/. Ao entrar no sistema, estudantes devem fornecer o mesmo login e a mesma senha que utilizam para acessar o SIGAA. Já os docentes e os técnicos devem usar as credenciais do SIGRH.

Para mais detalhes sobre como acessar a rede sem fio do Campus de Castanhal, clique aqui.

Texto: Mariana Vieira – UFPA/Belém, com informações de Paula Lopes – Campus Castanhal