Home » PPGEAA » Professor do PPGEAA se torna membro associado do CIÉRA

Professor do PPGEAA se torna membro associado do CIÉRA

O professor doutor José Guilherme Fernandes, docente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus de Castanhal, tornou-se, desde abril deste ano, o primeiro professor da UFPA a ser membro associado do Centre Interuniversitaire d’Études et de Recherches Autochtones (CIÉRA), vinculado ao Polo de Montreal (Canadá).

Este Centro é responsável por estudos e pesquisas em colaboração com comunidades e povos tradicionais e indígenas, além de estabelecer parcerias com universidades em todo o mundo, em perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar, com o objetivo de favorecer a plena participação destes povos e comunidades na vida social, econômica e política da sociedade civil.

A partir da filiação, o professor José Guilherme poderá propor projetos de conferência, comunicação e publicação, conforme os eixos de pesquisa do CIÉRA: Cultura e História; Comunidades, Condições de Vida e Desenvolvimento de Recursos; Estatuto Jurídico e Político; e Língua e Transmissão de Saberes. Além disso, o PPGEAA poderá indicar seus alunos como membros estudantes do Centro. O professor também poderá ser co-orientador de projetos de pesquisa e de estudantes de graduação nas universidades vinculadas ao CIÉRA.

Para além dessas possibilidades de parcerias, a vinculação do docente é mais um passo no sentido da internacionalização das ações do PPGEAA.

O CIÉRA é uma entidade civil, reconhecida, desde 2017, como grupo estratégico de pesquisa pelo FRQSC (Fundo de Pesquisa Sociedade e Cultura do Quebec). Congrega as seguintes universidades canadenses: Universidade de Laval, Universidade do Quebec em Montreal, Universidade do Quebec em Ottawa, Universidade do Quebec em Abitibi-Témiscamingue e Universidade de Montreal.

Mais informações: https://www.ciera.ulaval.ca/le-centre/presentation.

Texto: Divulgação PPGEAA