Home » Sem categoria » Curso de Letras Português terá turma em São Caetano de Odivelas coordenada pelo Campus de Castanhal

O Núcleo de São Caetano de Odivelas da Universidade Federal do Pará, sob a responsabilidade do Campus de Castanhal, foi criado em julho de 2018. Neste mês de agosto foi assinado o Termo de Cooperação Acadêmica, com a oferta flexibilizada do curso de Letras Português, com início para 2019.

Na prática, isso significa que os participantes do Enem 2018, que desejarem disputar uma vaga no PS 2019 da UFPA, terão mais uma opção de curso: Licenciatura em Letras Intensivo, com aulas no município de São Caetano.

O prefeito daquele município, Mauro Rodrigues Chagas (Macalé), esteve no Campus de Castanhal para assinar o Termo de Cooperação Acadêmica, juntamente com os secretários de Educação e de Finanças e vereadores.

“Esse era um sonho do povo Odivelense: ter um polo universitário. Essa parceria é muito importante para esse povo, que antes saía para ir estudar em Belém e em outros lugares. Agora, nós temos a possibilidade de oferecer cursos lá mesmo, em São Caetano. A gente só tem a ganhar com isso”, destacou o prefeito Macalé, que também falou da estrutura ofertada para o funcionamento da UFPA.

“Nós já tínhamos alguns cursos do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) funcionando numa escola pequena, mas nós ampliamos essa estrutura, colocamos condicionador de ar, temos laboratório com computadores e vamos providenciar o que mais estiver faltando para que a UFPA possa trazer mais cursos ainda.”

O Coordenador Acadêmico do Núcleo de São Caetano, professor José Guilherme, explicou como está se dando esse processo de implantação da UFPA naquele município.

“A ideia é trabalhar em duas perspectivas: a primeira, voltada para a formação em nível de graduação, com a criação do curso de Letras em São Caetano, que irá começar em 2019 e a segunda é voltada para a formação mais aberta, com encontros e palestras sobre o Enem e, no futuro, pretendemos levar uma especialização, além de outros cursos”.

Essa expansão da UFPA é fruto do processo de interiorização que já existe há décadas, como pontuou o professor José Guilherme.

“A história da UFPA nos mostra que desde a década de 70 ela tem se expandido para o interior, por uma necessidade muito óbvia, já que nós somos uma das regiões mais ricas do mundo e a universidade precisa buscar outros espaços para se firmar e para ser excelência para o nosso povo”.

O Coordenador do Campus de Castanhal, professor João Batista Santiago Ramos, também falou sobre a importância dessa expansão da universidade.

“A concretização desse Núcleo Universitário mostra que, mesmo num momento de crise, a universidade tem conseguindo crescer. E São Caetano só tem a ganhar com a oferta do curso de Letras e a provável oferta de outros cursos nos próximos anos, como Música e Sistemas de Informação. Tudo isso irá favorecer o crescimento dessa região, pois onde a universidade chega, ela abre portas, pontes e todos saem ganhando”.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal