Home » Sem categoria » Assistência Estudantil promove evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental

Assistência Estudantil promove evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é uma das doenças que mais cresce no mundo. Ela afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros. Ainda segundo a OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%.

O assunto é tão sério, que setembro foi o mês de uma forte campanha contra o suicídio. Agora em outubro, no dia 10, temos o Dia Mundial da Saúde Mental. Essas datas existem para que se ampliem os debates sobre o tema.

E foi pensando em discutir questões ligadas à saúde mental, que a equipe da Divisão de Assistência e Integração Estudantil (DAEST) do Campus da UFPA em Castanhal organizou o evento “Razões para Viver”, que vai ocorrer no dia 10 de outubro, das 9 às 12h, no Auditório do GETI e que contará com a presença da psicóloga Danielle Christo.

Jucélia Flexa, psicóloga que integra a equipe da DAEST em Castanhal, fala da importância dessa temática na universidade.

“Precisamos conversar, conhecer mais e discutir sobre saúde mental. Nossos jovens vêm buscando, cada vez mais, escuta e apoio e é fundamental estarmos juntos, empáticos nessa problemática”.

O evento também contará com uma apresentação encenada pelo Grupo Teatral Coletivo de Arte da Escola de Dança da UFPA.

“Na verdade são dois eventos se encontrando: a palestra sobre saúde mental e o lançamento do projeto Maré D’arte, que busca incentivar a questão da arte aqui no Campus e fomentar a discussão a respeito das produções artísticas realizadas pela UFPA”, esclareceu o professor Marcos André Cunha, coordenador do Grupo de Estudo das Identidades e Subjetividades Paraense (GEDISPA), vinculado à Faculdade de Letras do Campus de Castanhal.

Para participar do evento, que é voltado para a comunidade acadêmica da UFPA/Castanhal, os interessados não precisam realizar inscrição. Todos os participantes receberão certificado de 4h.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação