Home » Sem categoria » Edital da Proex prevê Auxílio de Viagem Acadêmica para discentes

Edital da Proex prevê Auxílio de Viagem Acadêmica para discentes

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou, na terça-feira, 19, o edital de concessão de apoio a graduandos com Auxílio de Viagem Acadêmica (AVA). O auxílio tem como objetivo conceder apoio financeiro a estudantes de graduação, de preferência em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com passagens e auxílios de custo, que tenham trabalhos aprovados em eventos acadêmicos, além de estimular a produção científica.

Para fazer solicitação do auxílio, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação na UFPA, bem como ter tido trabalho aprovado em evento, com comprovação por carta de aceite e ter um Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) acima de 5,0. É obrigatório também que o aluno esteja adimplente com auxílios recebidos em editais da Proex e tenha prestado contas no Sistema SIPAC em relação à concessão de auxílios de anos anteriores. Cada discente pode receber apenas um auxílio por ano, da Proex.

Inscrições – As inscrições serão feitas exclusivamente na plataforma SIGAEst. O estudante interessado deve anexar no sistema os seguintes documentos: documento de identificação oficial, CPF, memorando de solicitação assinado pelo diretor da faculdade ou do instituto, concordando com a participação do discente no evento; resumo do trabalho, de acordo com a exigência do evento, carta de aceite (em caso de ausência, pode ser entregue até 20 dias antes do evento), programação do evento e termo de compromisso do AVA (disponível aqui).

A Proex concederá no máximo 15 auxílios por evento. Durante a análise, a situação da matrícula e o histórico acadêmico serão conferidos diretamente no cadastro do SIGAEST. Em caso de o número de inscritos for superior a 15, o CRG e a data de solicitação serão utilizados como critérios de desempate.

O resultado das solicitações será divulgado no SIGAEst, e o valor do auxílio será depositado na conta corrente do estudante. Os discentes deferidos podem acompanhar o processo de pagamento do auxílio no Sipac.

Prestação de contas – Os discentes contemplados com o auxílio devem realizar prestação de contas da viagem até 10 dias após o término do evento, de acordo com o edital. Estudantes que não realizarem a prestação de contas ficarão inadimplentes, sendo impedidos de solicitar novo auxílio.

Para a prestação de contas, são necessários os seguintes documentos: relatório de viagem, de acordo com o modelo disponibilizado no site da Proex; cópia do certificado ou declaração de participação no evento e cópia dos bilhetes de passagens. Caso os discentes tenham realizado a viagem em ônibus da Proex, deverão apresentar comprovante de hospedagem.

Auxílios – O edital disponibiliza um valor total de R$300.000,00 reais para cobrir as solicitações do primeiro e segundo semestres de 2019. Os valores dos auxílios variam de acordo com o Estado. Para participação em eventos no Pará, Amapá, Ceará, Piauí e Tocantins, o auxílio é até R$500,00 reais.

Para estudantes que irão a eventos no Distrito Federal, nos Estados de Alagoas, de Goiás, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, o auxílio pode chegar a R$800,00 reais. Aqueles que irão para os Estados da Bahia, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo podem receber até R$1000 reais.

O auxílio de valor mais alto, até R$1.300,00 reais, por sua vez, será concedido a estudantes que participarem de programação nos Estados do Acre, do Amazonas, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de Rondônia e de Roraima. Caso o estudante contemplado conste na lista de passageiros do ônibus concedido pela Proex para um mesmo evento, o valor do auxílio será reduzido pela metade.

Mais informações podem ser encontradas no edital.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA

Arte: Reprodução / Google