Home » Sem categoria » Comitiva francesa visita Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA/Castanhal

Comitiva francesa visita Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA/Castanhal

Em pé da esquerda para direita: Margaux Meysonnet, relações internacionais VetAgroSup; Cinthia Lopes, técnica responsável HVSAS; Hanna Morais, mestranda e ex-aluna projeto BRAFAGRI-UFPA; Nailson Néri Júnior, residente R1 HVSAS; Agnès Leblond, professora VetAgroSup; Profa. Sheyla Domingues, coordenadora HVSAS; Prof. Gilles Brunschwig, relações internacionais VetAgroSup.
Agachados da esquerda para direita: Prof. Danilo Rodrigues, diretor do Hospital Veterinário UFPA; Marina Benarrós, residente R2 HVSAS; Kelly Silva, residente R2 HVSAS; Prof. Moysés Miranda, coordenador projeto BRAFAGRI-UFPA; Ana Karine Souza, residente R1 HVSAS; Sandy de Matos, residente R1 HVSAS; Louysse Monteiro, residente R2 HVSAS.

Na última quarta-feira, 17, a Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV) da UFPA Castanhal recebeu a visita de uma delegação de representantes da VetAgroSup, a primeira escola de Medicina Veterinária do mundo, criada em 1761 e sediada em Marcy-l’Étoile região metropolitana de Lyon, na França.

A comitiva, composta pela professora Agnès Leblond, da área de Medicina Veterinária de Equinos e pelos responsáveis pelas Relações Internacionais da instituição, professor Zootecnista e Geógrafo Gilles Brunschwig  e Margaux Meysonnet, veio ao Brasil participar de um evento sobre internacionalização de universidades e aproveitou para conhecer as instalações da FAMEV/UFPA, sendo recebida pelo professor Moysés Miranda, coordenador do programa CAPES/Brafagri de intercâmbio de graduação entre a FAMEV/UFPA e algumas instituições da França.

A visita começou pela Central de Biotecnologia e Reprodução Animal (CEBRAN), onde os professores tiveram oportunidade de conhecer a infraestrutura disponível para pesquisa e ensino, assim como tiveram contato com as peculiaridades de animais como o búfalo e o cavalo Marajoara, mantidos na CEBRAN.

Na sequência, a comitiva visitou o Hospital Veterinário Universitário e seus setores de grandes animais e de pequenos animais, com ênfase à visita ao setor de animais silvestres da FAMEV/UFPA, onde foi recepcionada pela coordenadora professora Sheyla Domingues e pela técnica responsável Cinthia Lopes, assim como pela equipe de médicos veterinários residentes e de graduandos. Após uma apresentação sobre a casuística do setor feita pela residente Kelly da Silva, a comitiva teve a oportunidade de visitar as instalações e de interagir com alguns animais Amazônicos sob internação e atendimento hospitalar.

O professor Moysés Miranda acredita que a comitiva francesa saiu com uma ótima impressão e destacou a importância da visita por dar visibilidade internacional à FAMEV/UFPA, abrindo perspectivas de mais uma parceria internacional com a VetAgroSup, visando o intercâmbio de estudantes de Veterinária das duas instituições.

A professora Sheyla Domingues e a técnica Cinthia Lopes também comentaram sobre a importância da visita da comitiva francesa. “É uma troca muito enriquecedora para os dois lados, pois ao mesmo tempo em que podemos aprender com uma das mais tradicionais escolas de Veterinária do mundo, podemos oferecer a  peculiaridade da vivência e da prática da Medicina Veterinária na Amazônia”, concluíram.

Texto e foto: Divulgação FAMEV