Home » Sem categoria » Colóquio Mesorregional reúne gestores públicos e sociedade civil no Campus da UFPA/Castanhal

Iniciou, na manhã desta terça, no Auditório Nazaré Sá do Campus da UFPA em Castanhal, o Colóquio Colóquio Mesorregional – Governança, Desenvolvimento e Controle Social na Mesorregião do Nordeste Paraense: construindo uma agenda de inclusão social.

Participaram do primeiro dia de debates, os coordenadores do Campus de Castanhal, nas pessoas dos professores Bruno Lyra, Francisco Valdinei dos Santos Anjos, Dalva de Cássia Sampaio dos Santos e Gerlândia de Castro Silva Thijm; o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Silva; o pró-reitor de Extensão da Universidade, professor Nelson José de Souza Júnior; o secretário de Educação Municipal, professor Adriano Sales dos Santos Silva; outros professores da UFPA, gestores municipais, alunos do Campus e representantes da sociedade civil.

O objetivo do Colóquio, que é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, é mobilizar prefeituras, associações de municípios, o legislativo municipal, a sociedade civil e a comunidade acadêmica com a finalidade de criar uma agenda de desenvolvimento para melhorar a qualidade de vida nos municípios paraenses, pensando nas vocações da região.

O evento discute, também, governança e gestão pública, tudo na visão dos direitos humanos. O professor Nelson de Souza Júnior explica a importância das temáticas: “Esses três termos: Governança, Desenvolvimento e Controle Social direcionam e presidem boa parte das estratégias que a Universidade Federal do Pará vem realizando nos últimos anos. Esse evento é a consolidação do diálogo entre a UFPA e a prefeitura de Castanhal e daquilo que pode ser fomentado para melhorar a sociedade.”

O Colóquio Mesorregional contou, ainda, com duas mesas na tarde desta segunda: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA e GESTÃO PÚBLICA, DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL. Na terça, o evento segue com as seguintes discussões:

DIREITOS HUMANOS, SEGURANÇA E PROTEÇÃO SOCIAL – às 8h30
ARTE, CULTURA E IDENTIDADE SOCIAL: VOZES, CORES E RITMOS DA AMAZÔNIA (A GESTÃO DA CULTURA) – às 10h30
TRABALHO, EMPREGO E GERAÇÃO DE RENDA – às 14h
DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: A VOZ DA SOCIEDADE CIVIL – às 16h

A conclusão dos debates se dará na quinta, 25, quando serão formados Grupos de Trabalhos para sistematização e aprovação de uma agenda mesorregional, que reflita os anseios da sociedade.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal