Home » Sem categoria » Proex encerra Colóquio Mesorregional no Campus de Castanhal e propõe nova agenda de debates para o mês de junho

Proex encerra Colóquio Mesorregional no Campus de Castanhal e propõe nova agenda de debates para o mês de junho

Encerrou nesta quinta o Colóquio Mesorregional, que teve como temática “Governança, Desenvolvimento e Controle Social na Mesorregião do Nordeste Paraense: construindo uma agenda de inclusão social”, realizado no Campus da UFPA em Castanhal.

O professor Edval Bernardino Campos, da Diretoria de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, fez sua avaliação dos debates ocorridos durante os três dias de evento.

“O Colóquio foi muito positivo. Conseguimos contar com a presença de grande parte da comunidade acadêmica, além de representantes dos poderes executivos e legislativo, da defensoria pública e da sociedade civil. Esse é o momento inicial de um processo de construção de uma agenda para a mesorregião, em que as etapas futuras serão: a elaboração dessa agenda propriamente dita e a reunião dos diferentes atores governamentais e não governamentais para pensar ações estratégicas que possam agregar os esforços dos municípios. A ideia é transpor esse horizonte do governo municipal e pensar em uma governança coletiva, sempre tendo como foco a inclusão social”, destacou.

O professor Edval Campos também falou sobre as próximas fases, que estão previstas a partir do Colóquio Mesorregional.

“Na segunda quinzena de junho, em função das demandas que foram colocadas, nós vamos realizar uma nova etapa, com uma agenda sobre diversidade, em que vamos reunir os grupos que compõem o heterogêneo tecido social e, na oportunidade, nós vamos aprimorar o trabalho das mesas temáticas que aconteceram nesse Colóquio”, explicou.

O objetivo do Colóquio, que foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão em parceria com o Campus da UFPA em Castanhal, era mobilizar prefeituras, associações de municípios, o legislativo municipal, a sociedade civil e a comunidade acadêmica, com a finalidade de criar uma agenda de desenvolvimento para melhorar a qualidade de vida nos municípios paraenses, pensando nas vocações da região.

O evento discutiu governança e gestão pública, tudo na visão da inclusão social. O professor Nelson de Souza Júnior, pró-reitor de Extensão da UFPA expôs a importância das temáticas e falou sobre o significado do Colóquio.

“Esses três termos: Governança, Desenvolvimento e Controle Social direcionam e presidem boa parte das estratégias que a Universidade Federal do Pará vem realizando nos últimos anos. Esse evento representou a consolidação do diálogo entre a UFPA, a prefeitura de Castanhal e a sociedade, no sentido de se pensar sobre aquilo que pode ser fomentado para melhorar a sociedade.”

Confira as fotos dos três dias de evento na página oficial do Campus de Castanhal no facebook.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Ascom UFPA/Castanhal