Home » Sem categoria » Programa GETI realiza aula inaugural e segue com matrículas abertas para turmas de EJA

Na tarde desta quarta feira, dia 05 de fevereiro, o Programa GETI realizou a sua aula inaugural, onde ocorreu a entrega dos certificados dos concluintes da turma de 2ª etapa do ano de 2019 e foram dadas as boas-vindas aos alunos do ano letivo de 2020.

A programação também serviu para que os novos alunos do Programa pudessem conhecer os projetos ofertados e saber quais serviços podem acessar, de acordo com a faixa etária, como explicou a professora Ildete Falcão, coordenadora do GETI.

“Nós temos o projeto de Atualização Cultural, onde ocorrem palestras e oficinas sobre diversos temas; o projeto de Bem-Estar Físico, com a realização de atividades físicas nos dias de terça e quinta; o projeto IDIGETI, que promove inclusão digital por meio de aulas de informática. Além desses, temos as turmas de EJA, que existem a partir da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Alguns projetos são para todos os alunos e outros são apenas para o público com idade a partir de 50 anos”, concluiu a professora Ildete Falcão, que também falou sobre as matrículas.

“Como ainda há vagas, continuamos recebendo alunos para as turmas de 1ª e 2ª etapas. Pessoas a partir de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental ou que não começaram a estudar podem trazer seus documentos e se matricular. Vale ressaltar que o GETI é o único local em Castanhal que oferece EJA no turno da tarde. As demais escolas municipais só funcionam à noite quando se trata de Educação de Jovens e Adultos”, esclareceu a coordenadora do Programa.

Os serviços prestados à sociedade por meio do GETI contemplam o objetivo almejado pela Extensão da Universidade, que é levar, para a população, os conhecimentos produzidos no meio acadêmico, como frisou a professora Gerlândia de Castro Thijm, coordenadora de Extensão da UFPA Campus Castanhal.

“O GETI é um programa de extensão, e qual é a característica de um programa de extensão? Que ele lide com questões culturais e questões educativas, com direitos humanos, com a amplitude da Universidade para além do que a gente chama de seus muros. É com isso que o GETI se preocupa”.

Esse aspecto também foi destacado na fala do professor Eduardo Costa, diretor da Escola Municipal Irene Titan, parceira do GETI, uma vez que as turmas de EJA do Programa funcionam como um anexo da escola. O professor aproveitou a aula inaugural para deixar sua mensagem de boas-vindas aos novos alunos.

“Este aqui é um lugar de crescer e se vocês estão aqui é porque têm a semente da esperança, do crescimento, do envolvimento, da participação. Então, que isso possa florescer dentro do coração de cada um de vocês e que vocês possam fazer da educação um lugar de formação e qualidade de vida”.

Serviço:
Matrículas para as Turmas de EJA do Programa GETI
De segunda a sexta, das 14 às 17h
Horário das aulas: das 14 às 17h30
Para saber quais os documentos necessários, entre em contato pelo zap: 99173.8030 ou pelo e-mail getiufpa@gmail.com

Texto e fotos: Rosanne de Sousa e Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal