Home » Sem categoria » Roda de conversa da Faculdade de Letras traz lançamento de livro sobre a história de Castanhal

Roda de conversa da Faculdade de Letras traz lançamento de livro sobre a história de Castanhal

No dia 16 de março, das 10 às 12h, a Faculdade de Letras da UFPA/Castanhal estará promovendo uma roda de conversa com a presença do jornalista e escritor Antonio Prado, que falará sobre seu livro “Castanhal, Memórias em Pedaços”, lançado em fevereiro.

A obra – “Castanhal, Memórias em Pedaços” é fruto de 14 anos de pesquisa minuciosa do autor e traz alguns fatos marcantes da memória histórica de Castanhal-Pará. O livro pretende preservar e perpetuar os relatos dos sujeitos sociais que ajudaram, a seu modo, a escrever a história do município Modelo. A obra procura dar ‘voz’ às fontes documentais, ajudando a entender o passado e o presente do povo castanhalense.

O autor – O professor, jornalista e mestre em Ciências da Linguagem Antonio Teixeira do Prado é egresso do curso de Letras do Campus da UFPA em Castanhal e atualmente exerce a função de jornalista na Assessoria de Imprensa da Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte, em Santa Catarina.

Durante a roda de conversa na UFPA/Castanhal, que será realizada no auditório Nazaré Sá, o escritor trará detalhes de sua obra, que abrange o período da emancipação da colônia de Castanhal, em 1893, passando pelo diário de bordo do cônego Leitão, no início dos anos 1900 (em que relata como era o município na época) até chegar em 1996, com o “Choro da Santa”, que deu origem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Castanhal.

O coordenador do Campus de Castanhal, professor Bruno Lyra, destaca a importância do livro. “É um levantamento histórico que se deu por mais de uma década de trabalho. Isso mostra o compromisso da instituição de formar pessoas que têm a preocupação com os avanços sociais e culturais. E esse levantamento histórico reforça a cultura da cidade de Castanhal”.

Antonio Prado irá autografar o livro para quem adquiri-lo durante o evento. “Ler ‘Castanhal, Memórias em Pedaços’ é um convite ao conhecimento sobre a identidade de um povo: o castanhalense”, descreve o autor.

 

Serviço:
Roda de Conversa com o escritor Antonio Prado
Data: 16/03/2020
Local: Auditório Nazaré Sá – UFPA/Castanhal
Horário: 10 às 12h
Observação: a entrada é franca e o evento é aberto a todos os interessados

Texto: Ascom – UFPA/Castanhal