Home » Sem categoria » Homenagem do IMV aos Médicos Veterinários

Homenagem do IMV aos Médicos Veterinários

Prof. Dr. Leônidas Olegário – Diretor do Instituto de Medicina Veterinária (UFPA/Castanhal) e Eva

A Direção-Geral do instituto de Medicina Veterinária (IMV) do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) saúda os profissionais da Medicina Veterinária pela data de 09 de setembro, que é consagrado em comemorar o Dia do Médico Veterinário.

Desde o Período Imperial, no Brasil, a prática da Medicina Veterinária é executada, ao que o ensino da profissão existe desde os anos de 1910. Contudo, apenas em 09 de setembro de 1933, o então Presidente da República Getúlio Vargas, através do Decreto nº 23.133, normatizou a atuação do médico veterinário para o ensino da profissão. 

Em 1968, através da Lei nº 5.517, houve a criação dos Conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária, cuja função é fiscalizar o exercício da profissão e proceder ao registro profissional da categoria.

Até então, muito se fez em relação à lida com as práticas agrárias às mais variadas espécies, desde seu acompanhamento na fazenda ou, ainda, na aquisição do pescado natural ou através do cultivo, quando zootecnistas e agrônomos somam esforços. Desse modo, há preocupação com a sanidade dos animais transportados até a linha de abate e na distribuição até o comércio, além da fiscalização de sua conservação até a aquisição por parte da população no mercado interno, vigilância dos que manufaturam tais alimentos, e fiel cumprimento das exigências do mercado externo. 

É importante frisar, ainda, que a saúde do animal está sendo observada e mantida para sua preservação, assim como para a preservação da saúde daqueles que os irão consumir, além do estrito cuidado com as enfermidades que se alojam nos animais e que por vezes afetam os seres humanos, denominadas zoonoses.

De outro modo, a atenção da sanidade animal se faz, também, na lida com os animais de companhia, associada a animais menores que adentram aos lares (cães e gatos e outras espécies exóticas), assim como na preservação da fauna silvestre que habita o extenso território brasileiro, e que requer cuidados médico-veterinários.

Essa vasta gama de espécies domésticas e não domésticas prescinde de responsáveis estudos de preservação do meio ambiente, quando o médico veterinário, junto aos zootecnistas, agrônomos e biólogos fundamentam as práticas zootécnicas de melhor ambiência.

Nas escolas onde são ensinadas as ciências básicas para lidar com os animais usados para os experimentos necessários, as práticas de bioterismo se tornam essenciais na busca de diversos medicamentos e vacinas de implementação tanto para humanos e não humanos, através do empenho de médicos veterinário, farmacêuticos, biólogo, biomédicos e outros profissionais.

No conhecimento da patologia do posmortem, importantes saberes advêm através da busca diagnóstica da causalidade, ao que novos desafios são impostos, onde o médico veterinário é imprescindível na busca das normas e resoluções da deontologia e leis ambientais, inclusive diante dos delineamentos cíveis de determinados processos.  

As atividades conjuntas de profissionais incumbidos em preservar a saúde humana e seu bem-estar se tornou patente em absorver os conhecimentos da medicina veterinária, quanto ao controle da defesa e saúde animal nos variados campos do controle epidemiológico. Hoje, o médico veterinário ocupa não só a grande área das ciências agrárias, mas também o espaço de importante agente de saúde pública.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária já computou mais de 80 atividades de ação do médico veterinário. Contudo, a falta de informação de algumas pessoas ainda desabona essa profissão, por desconhecimento da extensão de suas ações. Em função disso, principalmente em meio à pandemia instalada, por várias vezes os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, assim como o próprio Conselho Federal, têm se manifestado a fim de tornar público os esclarecimentos de que esse profissional apresenta competência para assumir cadeiras nas secretarias de saúde dos municípios e estados, além da capacidade de chefiar equipes epidemiológicas e de pandemia, e ainda grupos de pesquisas na busca e vacinas para uso humano e não humano.

Para dar o suporte necessário ao nordeste paraense a UFPA criou, no ano 2000, o único Curso de Medicina Veterinária entre os seus 11 Campi distribuídos no estado do Pará, instalado no Campus Universitário de Castanhal. Ao longo dos anos, o referido Curso agregou um notório corpo docente que redundou na implementação de estrutura adequada para a formação de promissores médicos veterinários, os quais, desde a sua criação, vêm dando resultados excelentes ao que a sociedade paraense merece em termos de qualificação profissional.

Inicialmente, havia apenas a Graduação em Medicina Veterinária. Desde então, houve amplo desenvolvimento, culminando na criação do Instituto de Medicina Veterinária (IMV). O IMV foi, assim, instalado em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), oriundo de um importante convênio entre as duas Instituições Federais. O IMV conta, ainda, com os Programas de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM), Ciência Animal (PPGCAN) e Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon), este último implementado por meio de importante parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Em sua estrutura, o IMV conta com dois blocos de salas de aula, um restaurante universitário, 12 (doze) laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, a Central de Biotecnologia de Reprodução Animal (CEBRAN) e um Hospital Veterinário Universitário (HV), contemplando três setores: clínica médica e cirúrgica de cães e gatos, de animais de produção e de animais silvestres da fauna nativa. 

Vinculado ao HV, estão: o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos, Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres. Foi criado, recentemente, o Programa de Residência em Patologia vinculado ao Laboratório de Anatomia Patológica Animal do IMV.

Tal estrutura física tende a promover a formação de bons profissionais da medicina veterinária e sua complementariedade nos Programas de Pós-Graduação, porque agrega uma equipe de servidores técnico-administrativos e docentes médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, biólogos e biomédicos com qualificação de excelência.

Por todas essas razões, esta Direção de Instituto só tem a agradecer aos nobres colegas servidores técnico-administrativos, docentes e empresas terceirizadas que dão o suporte de segurança e higiene, em prol da formação dos futuros colegas de profissão, cabedal humano este representado pelo nosso corpo discente, os quais virão a ser excelentes profissionais da medicina veterinária, tão necessários para a contribuição de um mundo melhor.

Saudações, portanto, aos médicos veterinários do passado, pelo suporte que nos trouxe grandes lições; aos médicos veterinários do presente, pelo empenho em oferecer à natureza e aos seres humanos o bem-estar necessário; e aos médicos veterinários do futuro, os quais terão por dever melhorar o que ainda está por vir.

Leônidas Olegário de Carvalho
Diretor Geral do Instituto de Medicina Veterinária
Campus Universitário de Castanhal / UFPA