Home » Sem categoria » Conselho do Campus da UFPA em Castanhal manifesta apoio à nomeação do reitor

Conselho do Campus da UFPA em Castanhal manifesta apoio à nomeação do reitor

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CONSELHO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

NOTA PÚBLICA

O Conselho do Campus Universitário de Castanhal, após deliberação realizada em sua sexta reunião ordinária, vem a público manifestar seu apoio à nomeação do Primeiro Colocado na lista tríplice do CONSUN, Prof. Emmanuel Zagury Tourinho que, juntamente com o Prof. Gilmar Pereira da Silva, compôs a chapa vencedora, também na consulta pública à comunidade acadêmica, com 92,7 % dos votos.

É importante ressaltar que não houve manifestação do Ministério da Educação, em um período de dois meses, sobre falhas na condução do Processo de Consulta e da Formação da Lista Tríplice, resultando no término abrupto do mandado do Reitor, que precisou ser assumido temporariamente pelo Vice-Reitor, caracterizando total desrespeito aos trâmites processuais e prazos institucionais.

Dessa forma, ratificamos esta manifestação, primeiramente prezando pelo respeito à Autonomia Universitária, conquistada e afirmada na Constituição Federal Brasileira de 1988 em seu artigo 207, dado o seu papel fundamental nos processos de desenvolvimento Científico, Social e Cultural. Dentro da temática do avanço civilizatório, tem-se o entendimento de que o surgimento do conceito de Universidade é anterior ao conceito de Estado, expondo assim sua importância histórica.

Também reafirmamos a importância do respeito aos processos democráticos, a partir de entendimentos consubstanciados por práticas coletivas, que vêm amadurecendo ao longo dos anos e não podem ser retrocedidos.

Nesse sentido, o Conselho do Campus Universitário de Castanhal vem manifestar publicamente sua defesa pela nomeação imediata do Prof. Emmanuel Zagury Tourinho, primeiro Colocado da lista tríplice para o quadriênio 2020-2024, na Gestão Superior da Universidade Federal do Pará.

#REITORELEITOREITOREMPOSSADO
#NOMEIATOURINHO