Home » Sem categoria » Faculdade de Educação Física da UFPA em Castanhal comemora 20 anos com programação on-line

Há exatos 20 anos nascia, no município de Castanhal, no Nordeste Paraense, o primeiro curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará.

Por esses 20 anos há muito o que comemorar, pois são centenas de professores e professoras de Educação Física qualificados/as e entregues ao município de castanhal e a outros municípios paraenses. Ao longo desse período, a Faculdade de Educação Física (FEF) do Campus da UFPA em Castanhal, além de acolher estudantes de outros municípios que se deslocaram para cursar faculdade na cidade Modelo, também atendeu, através do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em parceria com a Faculdade de Educação Física do Campus de Belém, a estudantes de municípios das regiões Oeste, Marajoara e Metropolitana do Pará.

Além da graduação, a Faculdade de Educação Física também oferece dois cursos de pós-graduação, um lato sensu e um stricto sensu, sendo este último realizado em parceria com a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA, Campus Belém.

A FEF Castanhal oferta, anualmente, 80 vagas em dois turnos, matutino e vespertino, e garante um currículo com experiências pedagógicas vivenciadas em, no mínimo, oito semestres letivos, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Conta com um quadro de professores e professoras efetivos/as com mestrado e doutorado, com experiência e vasta produção científica.

Um dos princípios do PPC do Curso e da prática docente é a preocupação em articular a produção do conhecimento ao atendimento direto à comunidade por meio dos projetos, seja de ensino, de pesquisa ou de extensão. A excelência do referido curso tem se traduzido, inclusive, nas avaliações do MEC, tendo recebido nota quatro pela avaliação do ENADE.

Assim, para celebrar essa trajetória de sucesso, a Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal/UFPA realizará um evento comemorativo, virtual, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2020, que contará com a presença do Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da UFPA; da Coordenação do Campus; dos/as docentes e discentes; assim como dos egressos/as do Curso.

Na programação, estão previstas duas mesas comemorativas que terão como tema “Formação e atuação profissional em Educação Física: tensões, conflitos e perspectivas”, com participação da prof. Dra. Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia e do prof. Dr. Henrique Gerson Kohl, da Universidade Federal de Pernambuco e “Educação Física no Pará: contextos e desafios”, tema central da segunda mesa comemorativa, que ocorrerá no dia 17 de dezembro e contará com as participações da profa. Dra. Marta Genu Aragão, da Universidade do Estado do Pará; do prof. Me. Paulo César Lima, da Universidade Federal do Pará, FEF/Belém e da profa. Dra. Lilian Silva de Sales, da Universidade Federal do Pará, FEF/Campus Castanhal.

O evento será transmitido pelo canal oficial da FEF no YOUTUBE. Mais detalhes sobre a programação podem ser acessados aqui.

Serviço:
Programação de comemoração pelos 20 anos da Faculdade de Educação Física da UFPA em Castanhal
Período: 16 e 17 de dezembro de 2020
Local: canal da faculdade no Youtube (clique aqui)
Programação: clique aqui

Texto e imagem: Faculdade de Educação Física