Home » Sem categoria » Campus Castanhal comemora 20 anos de criação do curso de Educação Física

Campus Castanhal comemora 20 anos de criação do curso de Educação Física

Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Faculdade de Educação Física (FEF) do Campus Universitário de Castanhal vai promover um evento comemorativo, virtual, em alusão aos 20 anos de existência do curso. A programação contará com mesas-redondas, apresentações artístico-culturais e exibição de vídeos comemorativos. O evento será transmitido pelo canal da Faculdade de Educação Física de Castanhal na Plataforma YouTube e é aberto ao público em geral.

Criado em 2000, o curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Universitário de Castanhal foi idealizado por docentes do Departamento de Educação Física do Campus da UFPA em Belém. Por conta da parceria firmada entre a UFPA e a Prefeitura de Castanhal, o curso foi instalado no município, tornando-se o primeiro curso de Educação Física ofertado pela Instituição.

“Essas duas décadas de existência do curso de Educação Física no Campus Universitário de Castanhal têm um significado e uma importância muito grandes, sobretudo, por garantir a formação de centenas de professores e professoras para atuar em espaços escolares e não escolares não só para o município de Castanhal, mas também para toda a região nordeste do Pará”, afirma o diretor da FEF, professor Antônio Valdir Duarte.

Por se tratar de uma cidade polo na região nordeste do Pará, o Campus Castanhal recebe universitários de vários municípios próximos, como Santa Izabel, Benevides, Bujaru, Abaetetuba, Marapanim, Maracanã, Bragança, Curuçá, Inhangapi, São Miguel do Guamá, Santa Maria do Pará, Capanema, entre outros.

Nesses 20 anos de existência, de acordo com o diretor, o curso passou por avanços importantes em muitos aspectos, como a ampliação de oferta de vagas anuais, de 40 para 80; a aquisição de espaços e equipamentos pedagógicos, como ginásio poliesportivo, parque aquático, sala equipada com aparelhos de musculação, Laboratório de Bioquímica e Fisiologia, Sala de Lutas e Espaço de Ginástica e Expressão Corporal e a qualificação do corpo docente, que hoje conta com um quadro de 15 docentes doutores e doutoras e dois mestres.

Outro avanço importante citado pelo diretor é a formação de professores e professoras por meio do Plano Nacional de Formação Docente para a Educação Básica (Parfor), que, desde 2010, atua em dezenas de municípios do estado e forma centenas de docentes para atuar, especialmente, na escola pública.

Desafios – Para o professor Antônio Valdir Duarte, ainda que tenha se desenvolvido em diversos sentidos nos últimos anos, a FEF ainda tem alguns desafios pela frente. Entre eles, está a redefinição do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que deverá ser aprovado em 2021, além da ampliação e do fortalecimento dos grupos de estudos e pesquisa, assim como a criação de uma revista científica na área da Educação Física.

“Pretendemos consolidar os eventos organizados pela Faculdade de Educação Física. Vamos manter e criar novos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, considerando que temos o curso de Especialização em Treinamento Desportivo em pleno funcionamento, e vamos iniciar a Especialização em Pedagogia das Práticas Corporais, em 2021. Da mesma forma, queremos fortalecer o curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento Humano, em parceria com a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e a Faculdade de Educação Física, ambas do Campus Belém”, conta.

Evento de 20 anos – A abertura do evento, que ocorrerá no dia 16 de dezembro, a partir das 16h, contará com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, do coordenador do Campus Universitário de Castanhal, Bruno Castro, do diretor da FEF, Antônio Valdir Duarte, e de Yure Martins, presidente do Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF). Após a abertura, será exibido um vídeo comemorativo e, em seguida, haverá a mesa-redonda com a temática “Formação e atuação profissional em Educação Física : tensões, conflitos e perspectivas”. Já no segundo dia de evento, a partir das 15h, será realizada uma apresentação artístico-cultural. Logo após, haverá a mesa-redonda “A Educação Física no Pará: contextos e desafios”.

“Acreditamos que esta data não poderia, de forma alguma, deixar de ser comemorada. Mesmo em um momento tão difícil pelo qual passa toda a população brasileira, em virtude da pandemia da Covid-19, aprovamos, em reunião de colegiado, um evento simples, porém repleto de simbolismo, que deverá contar com a participação de convidados e convidadas de outras instituições para celebramos a existência de um curso tão necessário, que vem, há 20 anos, contribuindo para o desenvolvimento da região”, finaliza o diretor.

Serviço:
Comemoração dos 20 anos de existência da Faculdade de Educação Física de Castanhal
Data: 16 e 17 de dezembro
Local das transmissões: canal da FEF Castanhal na Plataforma YouTube
Horário: a partir das 15h.
Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA