Home » Sem categoria » Instituto de Medicina Veterinária reabre inscrições para concurso de logotipo

Instituto de Medicina Veterinária reabre inscrições para concurso de logotipo

Neste ano, o Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (IMV/UFPA), vinculado ao Campus de Castanhal, está comemorando 10 anos de criação. Além disso, o curso de Medicina Veterinária também comemora 20 anos de existência.

Para celebrar esse momento, foram abertas, em janeiro, as inscrições para o concurso que elegeria um logotipo para a identidade visual do IMV.

O prazo para submissão de propostas encerrou em fevereiro, mas após reunião da comissão responsável por escolher o melhor trabalho, os membros decidiram reabrir as inscrições. O professor Luiz Cezar Silva dos Santos, da Faculdade de Comunicação da UFPA, explica os motivos.

“Nenhum dos participantes inscritos havia obedecido às normas e requisitos técnicos necessários para a constituição de um logotipo. Entre outros fatores, às propostas inscritas faltou proporcionalidade, versatilidade para que se possa trabalhar a marca em aplicações diversas, desvinculação de logotipos ou propostas já existentes e coerência entre o design do logotipo e a fonte utilizada para as denominações institucionais”, elencou o professor, que faz parte da comissão avaliadora do concurso.

Um novo cronograma foi proposto e os candidatos que já enviaram proposta de logotipo poderão se reinscrever, readequando o trabalho às normas da nova versão do Edital ou submetendo novas propostas.

Inscrições – Podem se inscrever, individualmente ou em grupo, discentes regularmente matriculados em qualquer curso de  graduação ou pós-graduação do Campus de Castanhal, além dos professores e técnicos da Unidade. Os interessados devem enviar seu trabalho, obedecendo às regras descritas no edital, para imv@ufpa.br, com o assunto “Concurso Logomarca e Logotipo do IMV”, até o dia 25 de maio. No ato da inscrição, também é necessário preencher uma ficha (anexo I do edital), na qual deve constar uma breve descrição da intenção criativa da proposta.

Logotipo – Os trabalhos inscritos deverão observar princípios como identidade, sendo assumida pela comunidade acadêmica e pela sociedade; marca, estando presente de forma transversal e global, em consonância com os cursos de graduação e pós-graduação do IMV, e com os demais setores do Instituto; caráter, demarcando-se pela singularidade. É necessário enviar dois arquivos anexados ao e-mail, nas seguintes versões: colorida e monocromática (em tons de cinza), nos formatos vetorizados na extensão .pdf e outro em formato de imagem na extensão .png, com resolução mínima de 1024×1024 pixels.

Resultado final e premiação – O resultado do concurso será publicado nos perfis do facebook e do instagram do Campus de Castanhal, no dia 04 de junho. O vencedor irá receber, no dia 11 de junho, um notebook e um certificado como prêmios pela participação no concurso.

O logotipo vencedor passará a ser de propriedade exclusiva do IMV, que terá total liberdade para utilizá-lo em todas as formas da identidade visual, tais como: eventos, fôlderes, cartazes, impressos, papéis timbrados, convites, envelopes, bandeiras, site institucional e em outras aplicações definidas pelo Instituto.

A proposta vencedora terá sua propriedade intelectual cedida de pleno direito e por prazo indeterminado ao IMV, não cabendo quaisquer ônus, tais como pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos ou ressarcimentos que venham a ser reivindicados pelo autor.

Serviço:
Concurso de logotipo do Instituto de Medicina Veterinária
Inscrições: até 25 de maio, por e-mail (imv@ufpa.br)
Público-alvo: discentes, técnicos e docentes da UFPA/Castanhal
Premiação: notebook e certificado
Regras: confira o edital