As queixas vocais em profissionais da voz, como os professores, são frequentes. As condições de trabalho nem sempre são favoráveis, quer seja por estrutura física, quer seja por excesso no tempo de uso vocal. Tais situações podem levar, em alguns casos, a alterações importantes nas pregas vocais. Em tempos de pandemia, acrescentaram-se dois agravantes – o uso de máscaras e o adoecimento por Covid-19, que afeta diretamente as vias aéreas. Para auxiliar os servidores da UFPA nessa questão, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), está disponibilizando teleatendimento de fonoaudiologia.
O serviço funciona por agendamento e o atendimento compreende avaliação vocal dos servidores, orientação sobre cuidados e saúde vocal e sugestões sobre a necessidade da realização de exames e/ou a procura de outros profissionais especialistas. Os atendimentos são individuais e disponibilizados em dois dias na semana, sendo possível o servidor requerer novo atendimento caso sinta necessidade. As atividades serão desenvolvidas de forma híbrida (presencial ou on-line), a depender do bandeiramento vigente na Instituição.
O serviço é mais uma das iniciativas que estão sendo disponibilizadas pela DSQV na modalidade remota, com vista a assegurar a permanência dos cuidados com a saúde e o bem-estar do servidor diante do atual cenário de trabalho híbrido e da continuidade de restrições por conta do agravamento da pandemia. O objetivo é oferecer atendimento e orientações aos servidores que estejam com queixas vocais decorrentes do trabalho e/ou do adoecimento por Covid-19.
Como solicitar – A triagem e o agendamento do serviço serão realizados via Sistema de Atendimento ao Usuário – Sagitta. Ao realizar seu login, o servidor deve selecionar a unidade prestadora “Progep – Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal – Belém”, e , na categoria “Saúde e Qualidade de Vida”, deve escolher o subitem “Tele Atendimento de Fonoaudiologia”.
Uma vez solicitado o atendimento, é só esperar o contato da fonoaudióloga. A princípio, serão atendidas as primeiras 20 solicitações. Após o atendimento dessa demanda, o sistema permitirá novas inscrições.
A permissão para esse tipo de atendimento entrou em vigor por meio da Resolução No 580, de 20 de agosto de 2020, publicada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia . A telefonoaudiologia foi regulamentada para fins de promoção de saúde, do aperfeiçoamento da fala e da voz, assim como para prevenção, identificação, avaliação, diagnóstico e intervenção dos distúrbios da comunicação humana, do equilíbrio e das funções orofaciais.
Texto e arte: Assessoria Progep