Home » Sem categoria » Professor da Faculdade de Pedagogia é um dos contemplados com prêmio Educador Nota 10.639

Neste mês de novembro, no dia 17, a Câmara Municipal de Castanhal realizou uma sessão especial com comemorações pelo Dia da Consciência Negra. No mesmo dia também ocorreu a cerimônia de premiação dos educadores nota 10.639, na qual foi homenageado o professor Assunção Amaral, coordenador do Programa de Extensão e Pesquisa Universidade no Quilombo, vinculado à Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal.

O prêmio foi lançado pelas atividades do projeto Aquilombar-se (contemplado no edital de culturas da Lei Aldir Blanc Pará 2000), que visa a promoção da igualdade racial no seguimento da educação. O número 10.639, presente no título da premiação, refere-se à Lei 10.639/03, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana dentro das disciplinas que já fazem parte dos currículos dos ensinos fundamental e médio. A Lei também estabelece o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.

O professor Assunção Amaral recebe a homenagem pelos trabalhos desenvolvidos na região em favor das questões étnico-raciais e quilombolas justamente no ano em que o Programa Universidade no Quilombo, sob sua coordenação, completa 10 anos de existência.

“Receber esse prêmio significa o reconhecimento da UFPA como instituição que tem feito aplicação da Lei 10.639. É a contribuição em favor da igualdade, contra o racismo e contra toda forma de discriminação”, comemorou o docente.

Programa Universidade no Quilombo – Objetiva estabelecer parceria sólida com a sociedade, voltada à atuação e interação comunidade-universidade, possibilitando a utilização de quilombos como laboratórios de extensão, pesquisa e ensino; utilização dos recursos naturais, possibilitando visibilidade e a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos quilombos. Para mais informações, visite o site ou curta a página no Facebook.

Foto: José Rodrigo P. Santos