Home » Sem categoria » Reitoria da UFPA visita o Campus de Castanhal e destaca necessidade de retorno total às atividades presenciais

Nesta terça, 30 de novembro, o reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Tourinho e o vice-reitor, professor Gilmar Silva, realizaram uma visita ao Campus de Castanhal e reuniram-se com dirigentes e outros membros da comunidade acadêmica. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador do Campus da UFPA em Castanhal, professor Bruno Lyra, acompanhado pelo vice-coordenador, professor Francisco dos Anjos e pelo diretor do Instituto de Medicina Veterinária (IMV), professor Leônidas Olegário. O coordenador explicou os objetivos do encontro.

“O Reitor pôde avaliar os espaços e observar algumas situações que são emergenciais. Mesmo diante das dificuldades que se têm em relação à questão financeira, serão verificadas as condições para ajudar o Campus. Vale destacar a visita à Central de Biotecnologia e Reprodução Animal (CEBRAN), onde foi avaliada a proposição para transformar o local em uma Fazenda-Escola. Essa é uma exigência do Ministério da Educação, como parte do ambiente para atividades práticas do curso de Medicina Veterinária e o professor Emmanuel irá reunir esforços, voltados a esta ação, após apreciar a documentação do projeto que está sendo elaborada por uma comissão criada no IMV”.

A visita do reitor foi, também, uma oportunidade para a comunidade atestar que o Campus está passando por um momento de transição do trabalho remoto para o presencial.

“Em relação às atividades presenciais, já existem atos institucionalizados pela administração superior da UFPA, os quais preveem o retorno presencial, em função da cobertura vacinal. Nesse sentido, já temos setores administrativos do Campus funcionando e algumas atividades de ensino que estão sendo realizadas também. A partir janeiro de 2022, a administração superior reforça a importância do retorno das atividades de ensino presenciais”, esclareceu o professor Bruno Lyra, ao concordar com o reitor, que defendeu o retorno como uma necessidade clara da sociedade.

“Sabemos que a maioria dos nossos alunos depende do diploma para garantir um futuro melhor para as suas famílias e, por isso, é urgente que retomemos as atividades agora em janeiro. Embora estejamos enfrentando um problema muito acentuado de corte orçamentário, que nos impede de executar todos os serviços e obras que gostaríamos, nós estamos fazendo o melhor possível para atender aquilo que é indispensável para o adequado funcionamento da Universidade”, ressaltou o professor Emmanuel Tourinho.

Para atender à comunidade acadêmica e garantir um retorno mais seguro às atividades, o Campus de Castanhal passou por algumas adequações, como aquisição de totens de álcool em gel, instalação de algumas pias e reforço nos serviços de limpeza. Houve, ainda, o asfaltamento da entrada do Campus do Jaderlândia, além de obras de manutenção em alguns espaços. Em relação ao Instituto de Medicina Veterinária (IMV), alguns reparos e ajustes em espaços físicos foram realizados e foi adquirido um novo ônibus para o transporte de alunos e servidores do portão do IFPA até o IMV.

O diretor do Instituto, professor Leônidas Olegário, falou sobre uma novidade que deverá ser inaugurada em breve e sobre outras aquisições.

“O reitor também esteve presente no espaço construído para ser o solário do IMV. Sabendo que os animais silvestres precisam de uma ambiência mais adequada, o solário vai atender a essa demanda. Faltam apenas alguns ajustes na parte elétrica para que realizemos a inauguração. Além disso, houve a aquisição de equipamento de raio-X de última geração para o Hospital Veterinário, a instalação de gerador para suportar a necessidade de queda de energia por alguns laboratórios e esforços estão sendo realizados para adequação dos espaços de aulas teóricas e práticas para o retorno pleno das aulas presenciais”, comemorou o diretor.

As melhorias e aquisições realizadas durante o período de pandemia são importantes para o bom funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus, mas ainda existem questões que não serão resolvidas em uma data próxima, como falta de servidores e reformas de alguns espaços. De acordo com o reitor, a Universidade vem passando por restrições e bloqueios orçamentários há vários anos, o que impede o atendimento de todas as demandas existentes.

“Só para se ter uma ideia, em 2014, o orçamento de capital da UFPA era de mais de 60 milhões de reais. O valor aprovado para 2021 foi de apenas 4,5 milhões de reais. Nós sabemos que o valor global do orçamento não diminuiu, mas, infelizmente, estamos em um país em que os investimentos em educação não são prioridade. Estamos diante de uma realidade política e social de enfraquecimento de políticas públicas voltadas à educação e à ciência, mas não podemos dar como resposta à sociedade o fechamento das portas da Universidade. Nós precisamos continuar trabalhando na perspectiva de construir novos horizontes para esse país”, concluiu o dirigente máximo da UFPA.

Para conferir mais fotos da visita, acesse o facebook do Campus de Castanhal.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Campus Castanhal UFPA