Home » PPGEAA » Inscrições abertas para o Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia (turma 2022)

Inscrições abertas para o Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia (turma 2022)

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), vinculado ao Campus da UFPA/Castanhal está com inscrições abertas para a turma de mestrado 2022. Os candidatos interessados devem se inscrever através do formulário disponível no site do PPGEAA, até o dia 20 de dezembro de 2021.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet e será cobrado o valor de R$ 100,00. Para solicitar isenção da inscrição, o candidato deverá enviar o requerimento para o e-mail ppgeaa.selecao2021@gmail.com, até o dia 6 de dezembro.

Para esta seleção serão ofertadas 23 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa, sendo 10 (dez) vagas para a linha de pesquisa Etno-SocioBiodiversidade e Sustentabilidade Ambiental e 13 (treze) para a linha Etno-Saberes e Tecnologias Sociais. Em atendimento aos preceitos inclusivos da UFPA, serão destinadas 03 (três) vagas étnicoraciais para candidato(as) indígenas e quilombolas e 01 (uma) PADT (Programa de Apoio à Capacitação de Docentes e Técnicos, da Universidade Federal do Pará), conforme descrito na errata do edital de seleção.

Público-alvo – O Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia é voltado a todos os portadores de diploma de nível superior (reconhecido pelo MEC), independente da área de formação. No caso de cursos de graduação realizados fora do país, o diploma deverá estar reconhecido por instituição governamental no país de realização do curso, bem como ter validade no território nacional brasileiro.

Etapas – A seleção de Mestrado para a turma 2022 do PPGEAA será realizada em 3 etapas: avaliação de Projeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória), defesa do Projeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória).

ESTUDOS ANTRÓPICOS NA AMAZÔNIA – Os estudos antrópicos têm por objetivo investigar e estudar realidades e modelos culturais e científicos em contato, propondo projetos e/ou ações relativos à compreensão da antropização em seus desdobramentos na sociobiodiversidade e na interação de saberes. Cada vez crescente, enquanto resposta mais adequada aos problemas complexos da humanidade, o caráter de diálogo de saberes, sejam acadêmicos e/ou não-acadêmicos, é a base interdisciplinar do PPGEAA, sendo também sua área de avaliação na CAPES.

Para mais informações sobre a seleção de mestrado 2022 do PPGEAA, clique aqui.

Serviço:
Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA)
Inscrições: até 20/12/2021
Taxa de inscrição: R$100 (com possibilidade de solicitação de isenção).
Edital: clique aqui.
Errata ao edital: clique aqui.
Dúvidas sobre o edital: escreva para ppgeaa.selecao2021@gmail.com

Texto: Paula Lopes e Ana Lima – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação