Home » Sem categoria » Projeto da Faculdade de Educação Física realiza encerramento de oficina de atividades circenses

Na manhã desta quinta, 02 de dezembro, ocorreu, no Ginásio  de Esportes da UFPA/Castanhal, o encerramento da oficina de atividades circenses, promovida pelo projeto “Laboratório de Linguagens e Expressão Corporal”, coordenado pela professora Dalva dos Santos, da Faculdade de Educação Física.

A coordenadora falou sobre os objetivos do projeto e da oficina, que contou com a participação de alunos do Campus e, também, de pessoas da comunidade acadêmica em geral.

“A pretensão do projeto é buscar práticas corporais para além daquilo que é historicamente ensinado no curso de Educação Física: o jogo, a ginástica, a dança, os esportes. Nesta oficina nós trabalhamos com atividades circenses, mas ainda vamos explorar a capoeira, além de outras atividades ligadas à questão da linguagem. O projeto também prevê estudos teóricos e pesquisas”, esclareceu a professora Dalva dos Santos.

Yure Lee Almeida, bolsista do projeto, falou sobre o planejamento para a realização da oficina, considerando que a pandemia de Covid-19 ainda não acabou.

“Passamos o ano fazendo planos de aula e planos de curso na expectativa de realizarmos atividades presenciais ainda em 2021. Como houve o bandeiramento verde, nós estamos aqui mantendo todos os cuidados e observando todos os protocolos possíveis, com a utilização de máscara e álcool em gel e tudo é feito em um ambiente bem arejado”, elencou o bolsista, que também pontuou os benefícios da oficina.

“Essa é uma atividade de formação para que os participantes conheçam e concebam práticas pedagógicas ligadas ao circo. Por mais que para alguns pareça algo que não se encaixa com a pedagogia da Educação Física escolar, esse tipo de atividade, ao trazer noções de equilíbrio, de movimentação, de coordenação e do próprio desequilíbrio, colabora para alterar a percepção de gravidade, o que pode gerar aprendizados muito bons para crianças e adolescentes, dentro e fora do espaço escolar”, concluiu Yure Lee Almeida.

Para Iara Santos, que também é bolsista do projeto, a oficina foi uma oportunidade de interação.

“É gratificante estar de volta à UFPA com atividades presenciais, podendo compartilhar experiências com alunos novos do curso de Educação Física e também com pessoas que não são do Campus, mas que tiveram interesse na oficina. Estou confiante que daremos continuidade ao projeto, trazendo ainda mais conhecimentos para a comunidade acadêmica e para a população em geral”.

A maior parte do público presente nas atividades circenses realizadas pelo projeto “Laboratório de Linguagens e Expressão Corporal” era formada por calouros de Educação Física da UFPA/Castanhal, como Antonia Nascimento, que falou sobre a importância dos conteúdos abordados na oficina.

“A gente trabalhou muito a questão do movimento e eu descobri que eu não tinha uma boa coordenação motora. Foi uma experiência incrível que eu vou levar para a vida e quero levar, também, para as pessoas da minha turma que não tiveram a oportunidade de participar.”

Como a programação de encerramento das atividades foi aberta ao público, esteve presente a dona Ana Lúcia Silva de Lima, mãe da caloura de Educação Física Luana Lima da Silva. Dona Ana expôs o seu contentamento em poder participar da vida acadêmica de sua filha.

“Eu acompanho os passos dos meus filhos em tudo o que eles escolhem para a vida, então, é importante estar aqui. A Luana ingressou esse ano na Federal e foi uma alegria, pois a gente sabe que não é fácil ingressar numa universidade pública. Ela está muito focada no curso que escolheu e participar desse projeto só vem agregar na formação dela.”

A oficina de atividades circenses foi ministrada em 8 encontros presenciais, às terças e quintas, no Ginásio do Campus da UFPA em Castanhal e o projeto “Laboratório de Linguagens e Expressão Corporal” pretende trazer outras programações ao longo do próximo ano. Para ficar informado, entre em contato pelo número (91) 985798458.

Confira mais fotos das atividades aqui.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal