Home » Sem categoria » Professora da Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal lança e-book para ensino de frações de forma lúdica  

Professora da Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal lança e-book para ensino de frações de forma lúdica  

Está disponível para download, no site da editora da Associação Nacional dos Professores de Matemática da Educação Básica (ANPMat), o e-book “DIVIDIR E BRINCAR COM PAPEL: a dobradura no ensino de frações”, de autoria da professora Débora Alfaia da Cunha, da Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal, com as ilustrações da artista visual Suzana Alfaia.

A professora Débora alfaia da Cunha coordena o projeto de extensão Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira (LAAB) e já publicou diversos e-books sobre a temática lúdica e o ensino de diferentes conteúdos curriculares, articulados com a educação das relações etnicorraciais. Ela fala sobre a proposta desse último e-book.

“A obra é mais um esforço em prol de uma educação viva e para a vida, para uma ação pedagógica comprometida com o respeito à diversidade e ao exercício da UBUNTU, como exercício de nossa humanidade. O que é mais humano do que partilhar felicidade? De estar alegre pela alegria expressa nos olhos de nossos alunos? De fazer da sala de aula um encontro feliz para todos e todas, com respeito e valorização de suas diferenças?”, interroga a docente.

O livro objetiva propor a exploração da folha de papel para a introdução e o desenvolvimento dos estudos de fração nos anos iniciais, em particular no 4°, 5° e  6° anos do ensino fundamental, aliando uma prática cultural lúdica, que mobiliza memórias afetivas diversas e com forte apelo cultural, buscando o letramento matemático.

Para baixar gratuitamente o ebook, clique aqui.

Texto e imagem: Divulgação