Home » Sem categoria » Instituto de Medicina Veterinária realiza cerimônia de posse conjunta de novos dirigentes

O Instituto de Medicina Veterinária (IMV) da Universidade Federal do Pará realizou, na última terça-feira, 28 de junho, cerimônia de posse conjunta de novos dirigentes. Na ocasião, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, deu posse aos professores Pedro Paulo Maia Teixeira e Sheyla Farhayldes Souza Domingues, eleitos respectivamente como novos diretor-geral e diretora-adjunta do IMV; às professoras Talita Bandeira Roos e Gabriela Riet Correa Rivero, eleitas aos cargos de diretora e vice-diretora da Faculdade de Medicina Veterinária; e ao professor Roberto Thiesen, eleito como novo diretor-geral do Hospital Veterinário, juntamente com o Médico Veterinário Marcos Dutra Duarte, novo diretor-adjunto.

Integraram a mesa solene, ainda, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; o coordenador geral do Campus de Castanhal, Bruno Souza Lyra Castro; além de representantes das gestões anteriores, o professor Francisco Plácido Oliveira, ex-diretor-adjunto e da Médica Veterinária Cinthia Távora, ex-diretora-geral do Hospital Veterinário. Prestigiaram o evento, membros da comunidade acadêmica e administrativa do Instituto; o Prof. Nelson José de Souza Junior, pró-reitor de Extensão; a Profa. Rosa Helena de Sousa, coordenadora do Campus de Capanema; a Profa. Nazaré Fonseca de Souza, presidente do CRMV – PA; e Almir José Lopes Campos, presidente do Sindicato Rural de Castanhal.

Iniciada a sessão, o reitor e os novos dirigentes assinaram os termos de posse. Em seguida, durante os pronunciamentos, os ex-diretores teceram falas acerca do período em que estiveram à frente da gestão da Unidade, Subunidade e órgão representados. Em seguida, os novos dirigentes elencaram manifestações do sentido de expectativas e desafios a serem enfrentados durante os mandatos que se iniciam.

Com a palavra, o Coordenador-Geral do Campus de Castanhal, Bruno Lyra, enfatizou o desenvolvimento do IMV enquanto Unidade e sua importância para o crescimento do Campus de Castanhal como um todo.

Por sua vez, o Vice-Reitor Gilmar Pereira indicou a relevância do IMV, em específico, e da UFPA, de modo geral, como formadores de novos profissionais de excelência na Amazônia.

Por fim, o reitor Emmanuel Tourinho, em seu discurso, lembrou que no próximo dia 02 de julho a UFPA completa 65 anos de fundação, e que apesar de ser “jovem”, se comparada a outras instituições de ensino superior nacionais, apresenta níveis de desenvolvimento e produção científica e tecnológica consideráveis. Mencionou, ainda, acerca da resistência da UFPA perante a falta de investimentos e compreensão da imprescindibilidade do ensino superior público para o país, e que mesmo diante de um cenário adverso, a referida instituição se consolida, cada vez mais, como um dos pilares para o desenvolvimento do Estado do Pará.

Para mais informações sobre o Instituto de Medicina Veterinária, clique aqui.

Anselmo Gomes – IMV/UFPA
Foto: Alexandre de Moraes – Ascom/UFPA