Home » Sem categoria » IX SALIC e VII COLIC: aberto o período para proposição de simpósios temáticos

IX SALIC e VII COLIC: aberto o período para proposição de simpósios temáticos

No período de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2022 serão realizados, de forma presencial, o IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) e o VII Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC), com organização da Faculdade de Letras da UFPA Campus Castanhal.

Com a publicação da Primeira Circular, está aberto o período para submissão de propostas de Simpósio Temático. A proposta deverá ser feita por dois pesquisadores doutores, sendo ao menos um deles vinculado a uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os proponentes exercerão a função de Coordenação de Simpósio e terão, entre suas atribuições, a de avaliar e selecionar os trabalhos recebidos, garantindo ampla e democrática participação no Simpósio, e ainda proporcionar o tempo necessário para as apresentações e discussões dos trabalhos. Além disso, as propostas devem contemplar um dos Eixos Temáticos dos eventos. Os resumos de propostas de Simpósios devem ser enviados para o e-mail: salic.colic2022@gmail.com até o dia 23 de setembro.

Inscrições para o evento – A submissão de trabalhos e inscrição para ouvintes iniciam no dia 26 de setembro e serão realizadas no site oficial. O valor para a inscrição é de 20 reais para ouvinte, 25 reais para estudante de graduação/graduado/professor da escola básica com apresentação de trabalho, 50 reais para estudante de pós-graduação com apresentação de trabalho e de 100 reais para professor/pesquisador com apresentação de trabalho.

Temática deste ano – O IX SALIC e o VII COLIC, este ano, têm por tema: “Desafios e estratégias da pesquisa e da atuação docente no contexto pós-pandemia”. “O intuito é discutir as problemáticas ocasionadas no convívio educacional, em seus diferentes níveis e esferas, e evidenciar, por exemplo, as defasagens oriundas do período em que os alunos não tiveram aulas presenciais”, destaca a professora Márcia Ohuschi, coordenadora dos eventos.

O tema escolhido traz para a discussão o cenário pandêmico que evidenciou as profundas desigualdades no Brasil, inclusive as relacionadas ao acesso dos estudantes aos recursos tecnológicos, além das novas abordagens e reconexões dos discentes com o ambiente educacional após esse período de ausência física nas salas de aula e consequente domiciliação das escolas e das universidades.

Para inscrição e mais informações leia o edital de lançamento e acesse o site do evento.

Texto: Paula Lopes e Ana Caroline Lima – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação SALIC/COLIC