Home » Sem categoria » Abertura do IX Simpósio Artístico-Literário e do VII Colóquio de Linguística de Castanhal traz reflexões sobre a educação no contexto pós-pandemia

Iniciaram na tarde desta quarta, 30 de novembro, na Câmara de Vereadores, o IX Simpósio Artístico-Literário e o VII Colóquio de Linguística de Castanhal (SALIC e COLIC), eventos que abordam a temática “Desafios e Estratégias da Pesquisa e da Atuação Docente no Contexto Pós-Pandemia”.

A abertura contou com a homenagem, escrita pelo professor Marcos André Cunha, à professora Ana Alice Felizola (in memoriam), por seu protagonismo frente ao SALIC. Também foi exposto um vídeo com fotos da trajetória da docente, que atuou na Faculdade de Letras da UFPA Castanhal por longos anos.

A mesa de abertura do SALIC e COLIC contou com a presença do vice-coordenador do Campus, professor Francisco dos Santos Anjos; do coordenador do curso de Espanhol, professor George Pellegrini; da diretora da Faculdade de Letras, professora Simone Negrão e das coordenadoras dos eventos, professoras Márcia Ohuschi e Iris Barbosa.

A coordenadora, professora Márcia Ohuschi, destacou o objetivo dos eventos. “Incentivar a divulgação de trabalhos de discentes e docentes da UFPA e de demais instituições de ensino superior do país é o propósito do SALIC e do COLIC. Isso foi alcançado com êxito, pois obtivemos 399 inscrições”, comemorou a docente.

A vice-coordenadora, professora Iris Barbosa, anunciou, à plateia, uma novidade proporcionada a partir dos contatos feitos para a realização do SALIC e do COLIC.

“É com grande satisfação que informamos à comunidade acadêmica a concretização de um convênio internacional com a Universidade do Chile, por meio da Faculdade de Filosofia e Humanidades e a UFPA, por meio da Faculdade de Letras. O processo beneficiará, de maneira geral, as licenciaturas que compõem a nossa Faculdade: Letras Espanhol e Letras Português. Esse acordo colaborativo facilitará o intercâmbio de alunos, professores e técnicos das instituições envolvidas”, concluiu.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Anna Christina Bentes (UNICAMP), que abordou o tema “Reflexão crítica de sujeitos que ensinam e aprendem em tempos de pandemia”, fruto de uma pesquisa desenvolvida pela docente com alunos da Universidade Estadual de Campinas, que revelou os principais problemas que afetaram o processo de ensino-aprendizagem naquela instituição durante o período pandêmico.

Os eventos tiveram continuidade na noite de ontem na UFPA/Castanhal, com a 1ª sessão de simpósios temáticos e atemáticos e seguiram pela manhã desta quinta, com a 2ª sessão de simpósios e a mesa-redonda “Literatura, cultura y lengua desde y en América Latina: reflexiones sobre transculturación y colonialismo”, com a participação da Profa. Dra. Alejandra Botinelle (Universidad de Chile).

Na tarde de hoje (01/12), o SALIC e COLIC trazem sessão de relatos de experiência, minicursos, além da 3ª sessão de simpósios, que se estende pela noite, finalizando com uma programação cultural. Amanhã, último dia dos eventos, o público participará da 4ª sessão de simpósios e da mesa-redonda “Enunciados dos tempos da pandemia em diferentes perspectivas da Linguística”, com a presença da Profa. Dra. Marcela Moura Torres Paim (UFRPE).

A conferência de encerramento será realizada nesta sexta (02/12), a partir das 12h20, no Auditório do GETI, com o tema “Imaginar el fin del mundo desde la periferia del mundo: Ficciones latinoamericanas de los confines”, proferida pela Profa. Dra. Alejandra Botinelle (Universidad de Chile).

Para mais informações e mais fotos do IX Simpósio Artístico-Literário e o VII Colóquio de Linguística de Castanhal, visite a página oficial dos eventos no Instagram. Para mais detalhes sobre a programação, clique aqui.