Home » Sem categoria » Professor da Faculdade de Pedagogia lança livro com reflexões sobre o período de pandemia

Professor da Faculdade de Pedagogia lança livro com reflexões sobre o período de pandemia

Na noite desta terça, 31, o salão de eventos do Sesc recebeu mais de 150 pessoas, que prestigiaram o lançamento do livro “Estilhaços de Sonhos: Escritos para ainda se acreditar na utopia e dançar na escuridão”, de autoria do professor e filósofo João Batista Santiago Ramos, da Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal.

No prefácio, escrito pelo professor Robson Ferreira, da Faculdade de Matemática do Campus de Breves da UFPA, são mencionadas as questões que o instigaram durante a leitura.

“Esta obra nos convida a repensar sobre questões que muitas vezes deixamos adormecer, tais como o papel da ciência frente aos poderes institucionalizados, o conceito de solidão, a relação com o outro, a nossa relação com o conhecimento, a relatividade do tempo e como é que nos percebemos como integrantes desse organismo coletivo que pensa e participa ativamente da resolução do problema apresentado ‘rastros da pandemia covid-19’.”, pontua o docente.

Esses temas apresentados no prefácio permeiam toda a obra, pois a reflexão filosófica parte justamente da realidade, da existência, da vida, dos acontecimentos, como destaca o professor João Batista Ramos.

“O pensar filosófico não é algo etéreo, abstrato. Pelo contrário, é sobre a vida da gente que pensamos. Como a pandemia foi um momento muito difícil, que nos trouxe muitas indagações, o texto do livro que estou lançando tenta responder a essa pergunta: o que esperar nesse tempo pós-pandemia? Aí a gente anuncia, na obra, um tempo em que seja possível partilhar mais, amar mais, se aproximar mais e valorizar mais o tempo de convivencialidade com o outro”, elencou o autor.

A organizadora da programação de lançamento do livro, Hildeana Nogueira, assistente-técnica do Sesc e coordenadora da atividade Trabalho Social com Idosos, relatou a sua impressão sobre o texto do professor João Batista.

“A obra é urgente e necessária. Ela fala sobre a esperança, sobre a utopia. É um livro necessário para que façamos reflexões sobre o nosso tempo: um tempo tão difícil, que nos leva a avaliar a necessidade que temos de estar com pessoas, de compartilhar sonhos, de abraçar, de beijar e de ter contato. Reitero: o livro é necessário e urgente”, concluiu.

Além de sessão de autógrafos, o evento contou com um momento mediado pelo escritor Franciorlis Freitas Vianza, graduado em Licenciatura Plena em Letras/Língua Portuguesa pela UFPA-Campus Castanhal e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (UFPA/Castanhal). O bate-papo está disponível no Youtube (clique aqui para acessar).

Para adquirir a obra “Estilhaços de Sonhos: Escritos para ainda se acreditar na utopia e dançar na escuridão” e outros livros do professor e filósofo João Batista Santiago Ramos, entre em contato pelo número (91) 98894-7169 (falar com Simone).

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal