Home » Sem categoria » Alunos do cursinho Pré-Enem Logos, da UFPA/Castanhal, comemoram aprovação no PS 2023 da UFPA

Ser aprovado no processo seletivo para cursos de graduação da Universidade Federal do Pará é o sonho de muita gente. Para ajudar estudantes na conquista desse objetivo, o Campus de Castanhal conta com o Cursinho Logos Pré-Enem, um projeto de extensão que iniciou suas atividades em 2015 e prepara alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio e para outros processos seletivos que ofertam vagas no Ensino Superior.

Em 2022, o Logos ajudou pessoas como a dona Nilce Pereira de Sena, 55 anos, aprovada para o curso de Medicina Veterinária da UFPA/Castanhal. Apesar dos obstáculos, ela não desistiu dos seus sonhos.

“Sempre estudei em escola pública e essa foi a primeira vez que eu fiz o Enem. As dificuldades foram muitas, porque eu sou mãe de uma família onde sou o pai e a mãe, tenho uma deformidade em uma perna devido a um acidente que me deixou três anos sem andar, já enfrentei muitas situações de racismo. Hoje, estou mostrando, para as pessoas, que todo mundo é capaz. Espero que minha história sirva de incentivo para mulheres, jovens, negros e pessoas da periferia. Nada vem fácil, mas com esforço é possível conquistar”, concluiu.

Outra aluna do projeto Logos que obteve êxito, sendo aprovada para o curso de Licenciatura em Educação Física do Campus de Castanhal, foi Antonia Beatriz Barbosa, 18 anos, que também tentou o Enem pela primeira vez. Ela falou sobre suas experiências como aluna do cursinho popular da UFPA. “O logos foi de extrema importância na minha vida, aprendi coisas importantes para os meus estudos e para minha vida, conheci pessoas incríveis, professores ótimos, fiz amigos que jamais irei esquecer”.

Ela também falou sobre o sentimento de ser aprovada na maior instituição do país em número de alunos de graduação. “Passar na Federal é uma sensação única, é exatamente igual ao que me falaram, você se sente um gigante por saber que conseguiu. Agora, quero focar nos estudos, dar o meu melhor sempre e, dessa forma, tentar conseguir um futuro melhor”.

Calouro do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa da UFPA/Castanhal, Elivando Araújo de Sousa, 26 anos, também relatou o significado de sua participação como aluno do projeto e comemorou sua aprovação na UFPA.

“O cursinho Logos foi a chave para eu alcançar uma vaga na universidade pública e conseguir mudar de vida. E, enfim, ter uma profissão! E a aprovação na UFPA, para mim, significa uma mudança de vida futura , e um incentivo para meus amigos que estão tentando também”.

Funcionamento do Logos – O cursinho conta, hoje, com a parceria das faculdades que possuem cursos de Licenciaturas no Campus, as quais disponibilizam acadêmicos para ministrarem aulas como professores voluntários, possibilitando a prática docente a esses graduandos, que serão futuros profissionais. Mas há, também, professores formados atuando no projeto.

Vagas – De acordo com os coordenadores do projeto, as vagas para as aulas em 2023 já encerraram, mas haverá formação de cadastro reserva, caso haja desistência por parte de quem já se inscreveu. Os interessados podem comparecer ao Auditório do GETI (UFPA/Jaderlândia), no dia 06 de março, às 18h, trazendo os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação atualizada para Covid-19 e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de que está cursando o último ano.

As aulas do Cursinho Logos iniciarão no dia 06 de março e acontecerão sempre de segunda a sexta, das 18h às 21h40 e aos sábados, das 08 às 17h.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Arquivos pessoais