Home » Sem categoria » Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia tem doutorado aprovado pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a proposta de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), marcando, assim, mais uma conquista significativa no âmbito da pós-graduação do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O programa interdisciplinar, criado em 2016 pelo professor Dr. José Guilherme Fernandes, oferece, desde 2017, o curso de mestrado e, agora, avança em sua missão de capacitar profissionais para estudar as interações humanas na Amazônia.

“A intenção do Programa é estudar os discursos, as práticas e os saberes da ação do homem sobre a região, abrangendo tanto os efeitos construtivos quanto destrutivos dessas ações. A área de concentração denominada Estudos Antrópicos tem por objetivo investigar e estudar realidades e modelos culturais e científicos em contato, propondo projetos e/ou ações relativos à compreensão da antropia em seus desdobramentos na sociobiodiversidade e na interação de saberes”, destacou o professor José Guilherme, que atualmente é o coordenador geral do PPGEAA.

Ainda segundo o docente, a aprovação do doutorado representa uma grande vitória – fruto do empenho tanto do corpo docente quanto dos discentes e dos egressos – para o Campus de Castanhal e para o Nordeste do Pará, onde há uma carência de programas de pós-graduação.

“A principal representação é a conquista pelo esforço coletivo que nós tivemos. O programa começou em 2017, e na primeira avaliação da Capes, em 2020, já alcançamos a nota quatro. Agora, finalizando essa quadrienal, temos um curso de doutorado aprovado. Isso é maravilhoso e coloca Castanhal em destaque na região”, afirmou o coordenador, que também falou sobre a concorrência.

“Na área interdisciplinar, que é a área mais concorrida da Capes, ou seja, aquela que normalmente recebe o maior número de propostas de pós-graduação, para a 231ª reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Capes, foram encaminhadas noventa e três propostas, sendo que apenas vinte e oito foram aprovadas e na região norte, especificamente, foram encaminhadas seis propostas de doutorado, com apenas 3 aprovados: um acadêmico na Universidade Federal do Amazonas e dois na UFPA, sendo um profissionalizante, em Belém, e outro acadêmico, que foi o nosso. A alta concorrência mostra que realmente tivemos uma grande vitória”, comemorou o professor José Guilherme.

Além de fortalecer o papel acadêmico da UFPA no interior do Estado, o novo curso de doutorado trará impactos positivos para a sociedade local. “A aprovação desse doutorado aumenta a especialização dos serviços oferecidos na região, elevando o nível de exigência e proporcionando uma formação mais qualificada para aqueles que atuam em diferentes áreas, o que é muito importante para o desenvolvimento do Nordeste do Pará”, acrescentou o professor.

Doutorado acadêmico ou profissional? – O doutorado aprovado é de caráter acadêmico, o que significa que, ao contrário de um programa profissional, ele se concentra na ampliação do conhecimento teórico e metodológico. Segundo o professor José Guilherme Fernandes, “um programa profissional, seja mestrado ou doutorado, obriga a gerar um produto que atenda a uma demanda específica da sociedade. Já no acadêmico, a principal preocupação é discutir epistemologias, teorias científicas e metodologias. Estamos mais focados no processo de ampliação do conhecimento, surgimento de novas teorias e metodologias”. No entanto, ele enfatiza que o PPGEAA busca equilibrar a produção acadêmica com a aplicação prática, procurando desenvolver projetos que também atendam às demandas sociais e ambientais da região.

O caminho até a aprovação – A proposta do doutorado passou por um processo rigoroso de avaliação pela Capes. O coordenador explicou que, após a primeira tentativa, foi necessário aprimorar o projeto e trazer novos docentes com perfis adequados para atender às exigências do órgão. “Um dos grandes desafios para os campi do interior é a formação de um corpo docente qualificado para atuar em programas de pós-graduação. Com a ajuda de parceiros em Belém, conseguimos estruturar uma equipe sólida que atendeu aos critérios da Capes e possibilitou a aprovação do doutorado”, explicou.

As linhas de pesquisa do doutorado seguirão as mesmas do mestrado, sendo elas “Etnossociobiodiversidade e Sustentabilidade Ambiental” e “Etnossaberes e Tecnologias Sociais”, áreas de estudo que reforçam o compromisso do PPGEAA com a compreensão da relação entre cultura, ciência e sustentabilidade na Amazônia.

Próximos passos – O edital de seleção da primeira turma de doutorado será lançado em março de 2025, com previsão de início das atividades no segundo semestre do mesmo ano. Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do programa, no endereço www.ppgeaa.propesp.ufpa.br.

Arte: Marcos Tadeu – Ascom UFPA/Castanhal