A Biblioteca Central acaba de implementar um novo Módulo de Geração de Ficha Automática (FICAT 2.0), sistema que possibilita a geração automática de fichas catalográficas para trabalhos acadêmicos destinados à comunidade universitária dos campi da capital e dos interiores. O novo FICAT, ainda em sua versão beta, possui uma interface simples, mas promete a elaboração de fichas catalográficas de forma ágil e eficiente, permitindo ao usuário mais praticidade e autonomia na solicitação do serviço com resultados imediatos.
Além de agilizar a produção das fichas catalográficas, o sistema foi desenvolvido para manter o padrão de elaboração, conforme as regras do Código Anglo-Americano de Catalogação (AACR2) e da Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD). Critérios como segurança, precisão, agilidade, confiabilidade e usabilidade foram estudados e incorporados ao conceito de desenvolvimento do FICAT 2.0.
O serviço de fichas catalográficas anterior possuía um sistema em que o usuário realizava o preenchimento das informações (dados pessoais e dados do trabalho acadêmico), em seguida, a solicitação era enviada às bibliotecas de acordo com o curso do programa de pós-graduação, para que os bibliotecários elaborassem a ficha e enviassem-na aos solicitantes no prazo máximo de três dias úteis.
No novo sistema, o procedimento de solicitação acontece de forma célere, proporcionando ao usuário autonomia no preenchimento das informações com resposta imediata da ficha. Ressalta-se que, muito embora o processo de elaboração de fichas não tenha mais o intermédio do bibliotecário, este profissional ainda estará à disposição para orientações em virtude de dúvidas que os usuários venham a ter. Nesse contexto, é válido frisar, também, que o bibliotecário possui papel importante na idealização deste novo serviço que, em conjunto com a equipe de tecnologia da informação, proporcionou apoio ao processo de criação.
Outro fator importante que também diferencia a atual versão da antiga é que o FICAT 2.0 não ficará restrito somente à elaboração de fichas catalográficas dos programas de pós-graduação (teses e dissertações). Dessa forma, os Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e de Especialização (TCCs) serão também contemplados na funcionalidade. É importante ressaltar que, à medida que forem surgindo novos cursos de graduação e de programa de pós-graduação, o sistema será atualizado visando atender às demandas. Além disso, estará disponível uma área para feedback e para dúvidas sobre o uso do sistema.
Texto: Coordenadoria de Planejamento e Marketing/Biblioteca Central
Arte: Divulgação