Em sessão especial realizada na noite de sexta-feira, 15, o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, foi agraciado pela Academia Paraense de Letras (APL), com a medalha “José Veríssimo”. A premiação é a mais alta honraria da casa e homenageia importantes personalidades que trabalham em favor da valorização da cultura paraense.
Estiveram presentes ao evento o reitor Emmanuel Tourinho; o presidente da APL, Alcyr Meira; a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), Lourdes Lima; e o presidente da Câmara de Vereadores de Belém, Mauro Freitas.
Segundo o presidente da APL, a honraria é uma espécie de agradecimento à Universidade, que, por meio de acordos e convênios, trabalha em parceria com a Academia para a disseminação do conhecimento na Amazônia. “Hoje, a UFPA é uma das maiores universidades do Brasil. Tem a maior população universitária do País, assim como uma das maiores coberturas multicampi do mundo. Por conta disso, há de se ter orgulho de uma instituição como esta”, afirmou Alcyr Meira.
O reitor Emmanuel Tourinho também destacou a parceria entre as duas instituições e citou a importância da APL. “Esta homenagem é muito honrosa e a entendo com um reconhecimento do trabalho realizado pela UFPA e da relação entre as intuições, para o incentivo da cultura e das artes no nosso Estado. Temos certeza de que esta parceria será por muitos anos”, declarou o reitor.
José Veríssimo – Principal idealizador das Academias Paraense e Brasileira de Letras, José Veríssimo foi um importante escritor paraense e estudioso da literatura nacional. Nascido no município de Óbidos, no interior do Estado, Veríssimo era seguidor da Escola Naturalista, sendo um dos expoentes na crítica literária e na historiografia das Letras no Brasil. Como educador, teceu importantes análises sobre os problemas do sistema educacional do País, na então jovem República.
Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA/Belém
Foto: Alexandre de Moraes