Home » Inclusão » Núcleo de Acessibilidade lança vídeo em parceria com a Nova Acrópole

Núcleo de Acessibilidade lança vídeo em parceria com a Nova Acrópole

Dando continuidade ao projeto de produzir vídeos em Libras e cartilhas acessíveis, a fim de informar a comunidade surda sobre temáticas relacionadas à pandemia do novo coronavírus, o Núcleo de Acessibilidade (NAcess) da UFPA Castanhal, concluiu a edição de mais um material, em parceria com a Nova Acrópole de Brasília, uma organização filosófica internacional, presente em mais de 50 países há 60 anos e que tem por objetivo desenvolver, em cada ser humano, aquilo que ele tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.

O produto desenvolvido é um vídeo, que aborda questões referentes à saúde mental com a participação da professora Lúcia Helena Galvão Maya (professora de filosofia, escritora, roteirista e poetisa e voluntária há 31 anos da escola internacional de filosofia Nova Acrópole).

O vídeo trata de aspectos como novas rotinas diante do isolamento social, reorganização mental e emocional e as consequências dessa nova rotina. O conteúdo, em Libras, ajuda a identificar possíveis situações que possam levar ao adoecimento mental.

Sobre as ações do NAcess durante a quarentena – O projeto é coordenado pela professora Yomara Pinheiro Pires e vice-coordenado pela professora Débora Alfaia da Cunha. Elas explicam que a ideia da disponibilização de vídeos em Libras surgiu após constatarem que o excesso de informações na mídia sobre a pandemia não alcançava, de modo satisfatório, a comunidade surda. “Diariamente, somos postos a uma enxurrada de informações, algumas verídicas e confiáveis; e outras, não. Isso acaba nos deixando confusos, apreensivos, podendo até mesmo afetar nossa saúde emocional. Então, veio a reflexão: “Se nós, ouvintes, já estamos confusos, e a comunidade surda? Conversando com demais colegas do NAcess, chegamos à conclusão de criar vídeos que pudessem trazer informações confiáveis ao nosso público-alvo”.

Para conferir todos os vídeos produzidos pelo NAcess durante a quarentena,clique aqui. Confira, também, outros materiais:

– Cartilha “Brincando em Casa”: clique aqui.
– E-book “Quem é esse corona?”: clique aqui.

Mais informações Nova Acrópole:
www.acropole.org.br
brasilia@acropole.org.br

Mais informações NAcess:
lacessufpa@gmail.com

Texto: Divulgação