Home » Sem categoria » Programa Universidade no Quilombo abre seleção para monitores/bolsistas

Programa Universidade no Quilombo abre seleção para monitores/bolsistas

O Grupo de Estudos Sociedade, Cultura e Educação – GESCEd, juntamente com o Programa de Extensão e Pesquisa “UNIVERSIDADE NO QUILOMBO: exercício de responsabilidade, recriação e re-significação do ambiente (NEAB), estão com inscrições abertas para o preenchimento de 02 (duas) vagas imediatas para monitores/as – bolsistas e voluntários para a 1ª Edição do PROJETO PEDAGOGIA NO QUILOMBO – PPQ: prática, interação e intervenção metodológica no ensino-aprendizado.

O Projeto tem a finalidade de desenvolver e apoiar ações de assistência estudantil aos discentes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando a permanência e a conclusão da graduação, considerando a diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual e diversidade cultural dos(as) discentes de graduação.

Requisitos – Podem participar da seleção discentes do Campus de Castanhal-UFPA que preencham, cumulativamente, as seguintes condições:

– Cursando a primeira graduação, prioritariamente;

– Regularmente matriculado (a) e frequente em curso de graduação presencial da UFPA;

– Comprove renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo vigente;

– Não poderão participar discentes:

1. a) De cursos de graduação a distância, PARFOR, FORMAPARÁ e outros de mesma natureza;
  2. b) Que estejam com pendências de prestação de contas com a SAEST, a exemplo dos auxílios: Creche, Kit Acadêmico, Kit PcD, PROLÍNGUAS e Apoio à Viagem Acadêmica (AVA), Auxílio Moradia e Auxílio Emergencial de Apoio a Inclusão Digital c), bem como ao SCDP/UFP (diárias/passagens).

Bolsa – Os selecionados receberão o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais por um período máximo de 12 meses. A concessão de bolsa priorizará o(a) discente em situação de vulnerabilidade socioeconômica (refere-se à situação socioeconômica de pessoas ou grupos de pessoas com poucos recursos financeiros, de moradia, educação e acesso a oportunidades para seu desenvolvimento enquanto cidadão) e de risco social (refere-se ao indivíduo que deixa de ter condições de usufruir dos mesmos direitos e deveres dos outros, por contextos repentinos diversos, e que lhe gere, por consequência, um dano econômico).

Inscrições – Os discentes interessados devem enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail universidadenoquilombo@gmail.com, com cópia para amaral12j@hotmail.com, até as 18h do dia 30 de março de 2022.

Para mais informações sobre a seleção, leia o edital.

Texto: Ana Lima – Ascom UFPA/Castanhal